Menu

sábado, 24 de abril de 2010

8 Razões Para Não Trocar o Dia Pela Noite

É clássica a cena na qual o estudante dorme a tarde toda na véspera da prova e então passa a noite acordado tentando decorar a matéria, para no dia seguinte tentar tirar uma boa nota na prova. Ou então, a situação do jovem que dorme o dia todo para “varar” a madrugada na Internet.

Será que trocar o dia pela noite é realmente válido? Os especialistas em sono dizem que não. A seguir enumero 8 razões para não trocar o dia pela noite.
  1. É prejudicial para a vida social e profissional. Considerando que a maioria da população, inclusive sua família e amigos, está acordada durante o dia, se você estiver dormindo durante o dia você poderá perder horas preciosas de relacionamento com seu familiares e amigos. Além de potencialmente perder oportunidades de trabalho, já que a maioria das empresas também trabalham em horário comercial.
  2. Não é fisiológico. O ser humano não foi feito para dormir de dia, o cérebro têm estruturas moleculares e celulares que fazem o ajuste claro/escuro. E é a falta de luz (o escuro) que determina o momento de dormir, sendo assim dormir de dia e ficar acordado à noite é anti-fisiológico.
  3. O sono durante o dia é de má qualidade. Durante o dia as pessoas dormem menos , já que o sono costuma ser mais fragmentado. As conseqüências negativas para o organismo humano são imediatas: fadiga, sonolência durante o dia, déficit de atenção, de memória e raciocínio.
  4. Possibilidade de desenvolver Hipertensão Arterial Sistêmica(pressão alta). Devido ao aumento de substâncias estressoras (catecolaminas) no organismo e por não haver descanso fisiológico suficiente do sistema cardiovascular, ou seja, a redução da pressão arterial e da freqüência cardíaca que ocorre à noite.
  5. Predisposição para engordar. Quem não dorme à noite pode desenvolver predisposição à obesidade, pela dificuldade de ação da leptina (hormônio da saciedade).
  6. Desenvolvimento Diabetes. A falta de sono à noite, aumenta a resistência à ação da insulina. O que pode favorecer o aparecimento de diabetes.
  7. Aumento do colesterol. As alterações metabólicas dos lipídios, ocorridas por falta de sono diurno, podem aumentar o “mau” colesterol (LDL).
  8. Maior irritabilidade. As pessoas que ficam acordadas à noite tem uma tendência maior desenvolver transtorno de ansiedade e depressão.


 Então eu vou ter vários problemas,porque direto troco o dia pela noite ! HAHA

Postado por:Wilian Brandão

Nenhum comentário: